[Date Prev][Date Next] [Chronological] [Thread] [Top]

E-MAIL FALSOS



atenção  E-MAIL FALSOS, VEJA O TEXTO ABAIXO.                                      
                                                                           
 


Esta nota é bastante esclarecedora, muito boa, vale a pena ler. Lembram daquele apelo da menina desaparecida em Niterói, com foto e tudo?  O telefone informado não é de Niterói. Se você ligar direto, sem usar o  DDD, a ligação não completa. Se usar o código 21, também não completa.   


Esses  e-mails bem apelativos são criados por pessoas inescrupulosas para conseguir algo muito valioso para eles: o seu, o nosso endereço de e-mail... Qual  candidato a deputado, dono de joalheria, diretor de financeira,  que não quer oferecer seus produtos ou dar o seu "plá", sem qualquer custo, para uma clientela seleta dessas?                                                            
 Daí você manda para outros @ans, @iba, eu mando para @petrobras. Alguém depois recolhe esses endereços, deleta os @ig da vida e vende por uma nota para os clientes acima.  

                                      
Sou do comitê de segurança da informação da Petros e verifico todos os e-mails desse  tipo que chegam. Até agora (e já faz mais  de dois anos que estou nessa) somente um foi realmente verdade: era sobre um cadastramento de pessoas carentes para fazer cirurgia de palato, lábio leporino em crianças. Liguei e era real... O resto, tudo mentira. O último foi do banco Santander, que estaria recrutando pessoas com deficiência física para trabalhar. Aqui, todo mundo ficou sensibilizado e quando eu recebi, simplesmente entrei no site do banco, que desmentia a notícia.

                                                  
Aí seguem algumas dicas do nosso comitê para não "cairmos nessa": Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil....NÃO acredite automaticamente em tudo. Observe o texto, reflita, analise tudo isto antes de repassar aos amigos.  Quando você recebe mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma foto comovente, não repasse apenas "para fazer a sua parte", pode haver alguém cheio de más intenções por trás.  Verifique a  veracidade das informações...Afinal, próximo de sua casa, há sempre alguém carente que você poderá ajudar, se esta for sua opção de vida.      

                 
Cuidado! Muito cuidado com mensagens-lista de dados de pessoas, que a cada um vai assinando, colocando seus endereços e telefones reais, repassando...Podem facilmente ser utilizados por assaltantes, seqüestradores, etc.  

 


E AGORA, O MAIS, MUITO MAIS IMPORTANTE:                                  

Quando reenviarem mensagens, retirem os nomes e e-mails das pessoas por  onde as mensagens já passaram. Existem programas rodando na Internet para pegar "tudo que tiver antes e depois de um @". Isso é vendido para spammers, que muitas vezes espalham vírus.

Quando for mandar uma mensagem para mais de uma pessoa, não envie com o "Para" nem com o "Cc" , envie com o "Cco" (carbon copy ocult) ou bbc (blind copy), que não vai aparecer o endereço eletrônico de nenhum destinatário.

 

Quando todos nós fizermos isso, livraremos a Internet de 80% dos vírus.